As novidades para 2018 estão chegando na UFSJ! A partir do próximo ano, além da licenciatura, a UFSJ passa a ofertar o curso de Educação Física na modalidade bacharelado, no Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan). Uma novidade que nasce da necessidade de ampliação da área para novos segmentos de atividades físicas, buscando a melhoria da saúde e do bem-estar social.
A criação do grau acadêmico de bacharel na UFSJ é estudada desde 2012. O Projeto Pedagógico do Curso foi construído de modo coletivo durante cerca de três anos, conduzido por uma comissão designada pelo Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde (Dcefs), culminando não apenas na elaboração de uma proposta que propicie a excelência do ensino para o bacharelado, mas também na reestruturação da licenciatura. O intuito é que a estrutura atenda a ambos os graus.
O projeto prevê a formação de profissionais da Educação Física preparados para atuar em áreas que vão além do âmbito escolar, que envolvam o movimento humano para fins de treinamento personalizado, de condicionamento físico e de supervisão de atividades individuais e coletivas, como academias, eventos esportivos, ginásticas, lutas ou esportes.
O ingresso para as 20 vagas que serão disponibilizadas ao bacharelado acontecerá por meio do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com entrada única durante o ano. Alunos que já realizam a licenciatura em Educação Física podem entrar com pedido de equivalência por meio de requerimento próprio, seguindo a legislação vigente.
As aulas ocorrerão em turno integral, sendo as disciplinas divididas em quatro núcleos: Formação Ampliada (capacitação de um bacharel em Educação Física, unindo a teoria à prática), Formação Específica (relacionada aos campos de trabalho do curso), Esportes e Lazer (articulação interdisciplinar da formação básica e específica para a atuação profissional) e Promoção e Reabilitação à Saúde (voltada à melhoria da qualidade de vida da população).
O curso tem duração mínima de quatro anos, separados em oito períodos semestrais. As unidades curriculares de ambos os graus acadêmicos serão entrelaçadas, visto que algumas ferramentas de ensino são comuns e objetivando a formação generalista dos profissionais. Além disso, o estudante precisará se envolver em atividades complementares, como projetos de extensão, de pesquisa, eventos científicos, publicações, entre outros.
A criação do bacharelado favorece não apenas a UFSJ com a expansão do conhecimento na área da Educação Física, mas tem impacto direto, principalmente, em São João del-Rei e nos municípios próximos. É o que enfatiza o coordenador do curso de Educação Física na UFSJ, professor Alessandro de Oliveira. “O novo bacharelado confirma a excelência da Universidade na promulgação do conhecimento na área de Educação Física”, comemora, detalhando que, mesmo em momentos de dificuldades que as instituições federais de ensino superior enfrentam no país, “o Dcefs se reinventou para proporcionar profissionais mais competentes para atuar na região do Campo das Vertentes e demais áreas mineiras”.
|