Hemominas precisa repor bancos de sangue
Sempre é tempo para colocar em prática boas ações e ser solidário, mas início de ano, momento em que as reflexões e vontade de mudar estão mais evidentes, é o momento ideal para ajudar. Em São João del-Rei o Hemominas conta com doações voluntárias de sangue para repor o banco e salvar vidas. Quanto mais doações maior é o número de pessoas que são ajudadas e fortalecidas.
Segundo Elisabeth dos Santos, captadora do Hemominas de São João, esse período do ano é um momento em que o número de doadores diminui bastante. Isso acontece em decorrência das festas de fim de ano e do período de férias, “Em toda a rede de Minas Gerais estamos com déficit de doações e nos falta principalmente os tipos sanguíneos O-, O+ e A-, estamos 40% abaixo do ideal”, conta. A captadora ainda ressalta que as pessoas que possuem o tipo O- são doadores universais, ou seja, qualquer enfermo pode ser seu receptor.
“Há momentos em que temos emergências e não temos tempo para fazer a prova cruzada, que é quando analisamos o sangue do doador juntamente ao do receptor para ver se existe compatibilidade, nesses casos o O- pode ser transfundido com total segurança para qualquer paciente” explica.
Apesar do apelo para a doação das tipagens que estão em maior defasagem, Elisabeth lembra que a doação de qualquer tipo de sangue é sempre bem vinda e explica que uma doação, onde são recolhidos 450 Ml de sangue, salva até quatro vidas, e esclarece “Fracionamos a bolsa da doação em elementos: hemácias, plaquetas, crio e plasma. As doações são feitas de acordo com o elemento em falta no organismo do paciente, logo podemos atender quatro pessoas com uma única doação”.
Doações
Os interessados em doar devem procurar o hemominas de segunda à sexta-feira entre às 7h30 e 11h30 ou agendar pelo site www.hemominas.mg.gov.br ou através no número 155. Os doadores agendados têm prioridade no atendimento. Em SJDR a sede fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, no bairro Segredo e qualquer dúvida pode ser tirada pelo telefone (0**32) 3322-2900.
Para fazer a doação o candidato deve estar bem de saúde, não ter contraído hepatite após os 11 anos, pesar acima de 50 Kg e não praticar comportamentos de risco. Outra regra é sobre o número de vezes que o mesmo doador pode passar pelo procedimento dentro de um ano. Para as mulheres é permitido três doações, ou seja, respeitando um intervalo de 4 meses entre as doações. Já os homens podem doar quatro vezes, dando intervalos de três meses entre os procedimentos.
“As doações não causam prejuízos à saúde do doador, são feitas com materiais descartáveis e seguros. Após o procedimento o organismo leva 24h para repor o que foi captado. Incentivamos as doações porque com elas salvamos vidas e cumprimos nosso dever de cidadão e solidariedade”, conclui Elisabeth.
|