Morre o Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart
Faleceu às 2h desta sexta-feira (19), aos 73 anos, o Bispo de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart.
Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia desde o dia 26 de dezembro de 2017 e lutava contra um câncer desde dezembro de 2016.
Dom Célio tomou posse como bispo da Diocese de São João del Rei no dia 17 de julho de 2010.
O velório está sendo realizado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e no sábado (20), será celebrada na matriz, às 10h, a missa de corpo presente. Em seguida, ele será transportado para Itaúna a pedido dos familiares.
Ele será velado na Igreja Matriz de Sant’Ana de Itaúna e o sepultamento será no domingo (21) após missa às 10h.
História
Dom Célio de Oliveira Goulart é natural de Piracema. Estudou filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG).
O curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).
Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”.
Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Minas Gerais e Espírito Santo e membro do Conselho Permanente da CNBB.
|