As universidades federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes estão retomando as atividades após o recesso em julho. Em São João del Rei, as aulas voltaram na última quarta-feira (1º). Já em Juiz de Fora e em Viçosa, o segundo semestre começa nesta segunda (6).
Além da movimentação causada por calouros e veteranos, o G1 questionou como está o repasse de verbas do governo federal para as instituições neste ano. O assunto foi tema de um raio X do G1 publicado em junho. Confira abaixo o posicionamento enviado pela universidade de São João del-Rei.
Os alunos da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) voltaram às aulas na quarta-feira (1º). De acordo com a universidade, 910 calouros começam as aulas em São João del Rei, no Alto Paraobeba, Centro-Oeste de Minas e Sete Lagoas.
Atualmente, 21.219 alunos estudam nos seis campi da instituição, sendo 11.744 na graduação presencial e 1.488na graduação à distância. Outros 1.067 estão na graduação pós-graduaçao stricto sensu: 915 no Mestrado e 152 no Doutorado. E mais 6.920 estão na pós-graduaçao lato sensu.
Os três campi na cidade sede recebem 7.203 alunos.
Campus Santo Antônio: Graduação - 2.257 alunos; Pós-Graduação - Mestrado - 186 alunos.
Campus Dom Bosco: Graduação - 2.025 alunos; Pós-Graduação - Doutorado - 75 - Mestrado - 339 alunos.
Campus Trancredo Neves: Graduação - 2.921 alunos; Pós-Graduação - Mestrado - 135 alunos.
De acordo com a assessoria, as atividades de recepção aos calouros nos três campi de São João del-Rei serão realizadas entre os dias 22 e 24 de agosto. Confira as atividades nos outros campi da instituição.
No primeiro dia de Acolhida, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) promove, no Teatro do Campus Dom Bosco, a partir das 19h, a cerimônia de abertura e a aula inaugural.
Os dias seguintes são dedicados ao Corredor Cultural, a partir das 19h, no Campus Tancredo Neves, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).
Ainda na sede, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) agendará diretamente com as coordenadorias de curso atividades de esclarecimentos sobre a concessão de auxílios, moradia estudantil, restaurante universitário e outras informações solicitadas pelos estudantes.
Obras e orçamento
Segundo a UFSJ, a previsão para 2018 era de um orçamento de R$ 305.296.699,00. De acordo com a assessoria, os repasses estão em dia, sendo enviados uma vez por mês. O funcionamento está garantido devido aos cortes realizados nos últimos anos e nenhuma obra da instituição será inaugurada no segundo semestre.