Esqueci minha senha  |  Cadastre-se
 
Equipe Imprensa Contato
 
Especial
29º Inverno Cultural
Guia Folia 2017
Guia Fest
naVIP
Minas Descontos
Canais
Fotos de Festas e Eventos
No Túnel do Tempo
Colunas
Venda de Ingressos
Notícias
Guia Comercial
Academias
Advogados
Alarmes
Aluguel Temporada
Artesanatos
Bares e Restaurantes
Buffet
Cursos Preparatórios
Escola de Idiomas
Esporte e Lazer
Floriculturas
Hotéis e Pousadas
Imobiliárias
Informática
Motéis
Móveis e Decoração
Portas e Janelas
Psicologia Clínica - Hipnose
Restaurantes
Sorveterias
Supermercados
Universitário
As Repúblicas de SJDR
Vagas em Repúblicas
Serviços
Criação de Sites
Hospedagem de Sites
Coberturas de Festas
Estrutura para Eventos
Casting de Bandas
Casting de DJ´s
Impressos em Geral
 
 
Retrip - Cusco - Tradição, turistas e muito mais.
Sua vocação turística impressiona! E não porque Cusco é, na grande maioria das vezes, uma cidade de passagem pra quem deseja conhecer as ruinas de Machu Pichu. Por onde quer que você vá ou pra onde quer que você olhe, pode-se observar detalhes de uma civilização que foi construída ao longo de muitos e muitos anos: Os Incas.
 
Devido a sua topografia, a cidade foi construída com ruas estreitas e ladeiras desenhadas. O estilo barroco, trazido pelos espanhóis e visto nas edificações das igrejas, fica lado a lado com as muralhas incas e disputam a atenção e o interesse dos milhares turistas que passam por ali diariamente.
 
Cusco foi a capital do império Inca e por este motivo, por toda cidade pode-se ver muros de pedras montadas umas sobre outras com uma precisão de fazer inveja. Estes grandes muros estão por toda a cidade e pode ser visto nas fachadas de casas, dentro de lojas e restaurantes.
 
Cusco tem também seu lado colonial. Quando os espanhóis chegaram, logo registraram sua marca nos casarios coloniais e nas igrejas. A principal delas é a Catedral, o custo de entrada é de 25 soles e não é permitido fotografar seu interior. Nessa catedral é onde os indígenas foram usados como mão-de-obra e também deixaram sua marca, com provocações ininteligíveis para os espanhóis da época, hoje são mostradas com orgulho pelos guias, em geral de origem andina, os entalhes nos assentos que remetem à Pachamama, a mãe natureza.
 
Outra marca indígena pode ser visto dentro da Catedral, mais especificamente na Santa Ceia que fica do lado direito do altar. Nela, Judas é representado com a cara do conquistador Francisco Pizarro. E, no centro da mesa, é servido aos comensais um cuy, um porquinho-da-índia, apreciado pelos incas. Passando por trás do altar, em prata que atualmente está na Catedral, você pode observar melhor estes detalhes que estão no altar antigo.
 
Impressionante também é o número de agências de passeios, casas de cambio e vendedores de rua. E como em quase todos os lugares do Peru você "deve" negociar muito os preços. Infelizmente, inúmeras pessoas te oferecem algo a cada passo que você da, e isso as vezes, dificulta desfrutar o passeio pelas ruas do centro da cidade.
 
A noite "cusquenha" ferve! Não tivemos oportunidades de curti-la como merecido, pois o cansaço do dia nos limitava a tal descompromisso, mas pudemos observar que para muitos, a noite é somente uma criança. Pessoas do mundo inteiro em busca de curtição. Os pubs, bares e boates são gratuitos e muito próximas uma das outras. Então, a facilidade de trocar de ambiente é tão grande que as pessoas podem fazê-lo varias vezes durante a noite. Uma boa indicação é o Mama África.
 
Em Cusco, o taxi é o meio mais utilizado e a questão dos preços funciona da mesma forma: pechinche! Entre municípios, o transporte funciona mais ou menos assim: existem ônibus intermunicipais e os taxis que fazem trajetos com cinco passageiros. Neste ultimo, eles aguardam completar o numero de passageiros para partirem.
 
Além do centro e das igrejas da praça das armas, Cusco possui muitos atrativos por toda a cidade assim como nos arredores. Próximo ao centro está o Qoricancha, custo de entrada 10 soles, é um templo dedicado ao Sol, que, quando os espanhóis chegaram, era coberto de ouro. Templo dedicado ao arco-íris, à Lua e ao Sol. É absolutamente engraçado chegar à cidade de Cusco e se deparar com inúmeras bandeiras arco íris. Esta bandeira é o símbolo da cidade. Desta foram, ao chegar e não sabendo de nada a respeito, tem-se a impressão de que absolutamente todos os estabelecimentos locais são adeptos ou simpatizantes ao movimento LGBL.
 
Uma dica importante é relativa à altitude. Ela realmente pode fazer com que alguns se sintam com náuseas e mal estar. Tente logo no primeiro dia não fazer uso de alimentos pesados e não exagere nas atividades, tais como caminhada. Se necessário pode recorrer ao chá de coca ou mastigar a folha. Seria como um “energizante”.
 
É necessário ficar alguns dias em Cusco para aproveitar o que a cidade tem a oferecer. Sugiro no mínimo quatro dias para isso. O interessante é que o visitante conheça as zonas arqueológicas da redondeza e também o que se encontra dentro da própria cidade.
 
Inúmeros Restaurantes e fast food por todos os lados dão a possibilidade ao turista de apreciar a culinária peruana que, diga-se de passagem, é muito saborosa!
 
Data: 24/06/13
Antônio Romulo Jr
 
< voltar
 
 
Publicidade
 
Calendário
 
<<    JUNHO | 2017    >>
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14
14/06/2017 - Balada Prime
15 16 17
17/06/2017 - Velório Do Leitão - 1° Edição
17/06/2017 - The Beatles ABBEY ROAD - Não é Cover, é Beatles
17/06/2017 - Festa Junina XIQUE no Úrtimo
18 19 20 21 22 23
23/06/2017 Até 24/06/2017 - Vintage 80 - a maior festa temática do Brasil
24
25 26 27 28 29 30 1

* passe o mouse para ver detalhes do evento
 
Cidades
São João Del Rei
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
Tiradentes
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
   
Publicidade
 
 
Publicidade
 
Colunistas
 
Antônio Romulo Jr
Viagem e Turismo

- Machu Pichu – Inacreditável e fascinante!
- Paris - Romantismo como moldura de uma bela arquitetura.
- Retrip - Cusco - Tradição, turistas e muito mais.

 
Publicidade
 
 
 
 
Parceiros
         
Escritório Guia das Vertentes
Rua do Carmo, 73A - Centro
CEP: 36300-090 | São João Del Rei | MG
(32) 3373-3000 / 9.8846-7286