Um evento atípico para uma Unidade de Pronto Atendimento mobilizou todos os funcionários da UPA de São João del-Rei na manhã desta quinta-feira, 8 de novembro. Uma paciente encaminhada por um município vizinho, Conceição da Barra de Minas, teve um parto espontâneo nas dependências da unidade.
A paciente de 23 anos deu entrada na UPA por volta de 9h, alegando dor abdominal e constipação intestinal. Durante a triagem realizada pela enfermeira Sandra Cristina de Carvalho a paciente não relatou estar grávida, foi classificada com a cor verde e encaminhada para o atendimento.
No consultório, após descrever os sintomas ao médico emergencista Rodolfo Assis, a paciente foi encaminhada para a sala amarela onde passaria por exames mais detalhados. Quando se preparava para fazer os procedimentos, no banheiro da unidade, entrou em trabalho de parto espontâneo.
Aos perceber o que acontecia a jovem ficou apavorada e chamou ajuda. A técnica em enfermagem, Maria Janaína, foi a primeira a prestar socorro à mãe e ao recém-nascido. Segundos depois, toda a equipe assistencial, médicos, enfermeiros, e técnicos em enfermagem, se mobilizaram para salvar a criança.
Rodolfo Assis realizou o clampeamento do cordão umbilical e aspiração de vias aéreas. Logo, a criança deu seu primeiro choro, acalmando a todos. Ao mesmo tempo, a jovem mãe foi atendida pelo médico José Augusto.
A enfermeira Responsável Técnica, Carolina Moreira, explica que o nascimento foi uma grande surpresa. A UPA não atende a casos de obstetrícias, pois, a referência do município para esses tipos de intercorrências é a Santa Casa de Misericórdia. Porém, como se tratou de um parto espontâneo, todos os procedimento cabíveis foram realizados. Terminado o atendimento emergencial, mãe e filho foram encaminhados, através do Samu, para a unidade hospitalar de referência.
|