A partir de segunda-feira, 17, tem início, com as atividades da semana de acolhimento de calouros, o curso de Medicina da UFSJ em São João del-Rei. Dentro da programação estão previstas atividades como apresentação do curso e de professores; visitas aos laboratórios, biblioteca e ao Campus Centro-Oeste Dona Lindu, onde é oferecida, há seis anos, graduação em Medicina; visitas a espaços da Rede SUS; palestras e atividades culturais. No dia 24 de março, os alunos da primeira turma do curso de Medicina na sede entram em sala para início de suas aulas. A nova graduação ofertada em São João, campeã de inscrições por vaga no Sisu 2014 em Minas, recebe este ano 40 alunos, sendo 20 no primeiro semestre letivo, que chegam com a estrutura montada para recebê-los, de acordo com as necessidades do projeto pedagógico do curso.
A implantação do curso na sede começou em meados de 2011, quando a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação de novos cursos de Medicina nas universidades federais brasileiras, com o intuito de alcançar a meta de 2,5 médicos para cada mil habitantes, conforme determina a Organização Mundial da Saúde. Desejo antigo da comunidade são-joanense, o curso de Medicina segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para graduações na área, de acordo com o estabelecido no artigo 3º da norma do Conselho Nacional de Educação, que institui como perfil do graduado em Medicina a "formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção do processo saúde-doença, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana, objetivando-se como promotor da saúde integral do ser humano". Com base nesses princípios, o projeto pedagógico do novo curso enfatiza a formação de profissionais capazes de influir decisivamente na melhoria do atendimento de saúde pública na região, como vem sendo verificado no entorno do Campus Dona Lindu da UFSJ desde a implantação do curso no centro-oeste de Minas.
Como destaque, a aula magna do dia 28 de março, a cargo do professor Helvécio Miranda Magalhães Júnior, titular da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, médico formado pela UFMG, doutor em Saúde Pública pela Unicamp, que já presidiu o Conselho Nacional de Secretários Municipais da Saúde (Conasems).
|