O Setor de Endemias da Secretaria de Saúde realizou nessa quarta-feira (02), as ações da Pós-Lira em bairros que obtiveram altos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue. De acordo com o resultado do Lira, divulgado no último dia 22, os bairros São Geraldo, Bela Vista, Dom Bosco e Senhor dos Montes obtiveram 21 focos do mosquito, por isso, uma mobilização intensa foi realizada nessas comunidades.
Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito, cerca de 15 agentes de saúde fizeram as ações nos bairros, como telagem em caixas d’água, distribuição de panfletos educativos sobre as medidas de prevenção contra a doença, além de visitar as residências para verificar a situação e orientar os moradores.
O Coordenador de Endemias, Jean Vilela, não ficou satisfeito com o que viu. Segundo ele, as pessoas ainda precisam se conscientizar mais sobre a gravidade da doença. “Não adianta apenas nós da Secretaria de Saúde fazermos a nossa parte indo até os bairros aplicando larvicidas e orientando os moradores se eles também não nos ajudam”, disse.
Vilela se referiu a uma situação bastante preocupante que foi encontrada em uma residência no Senhor dos Montes. A horta da casa apresentava vários recipientes que acumulavam água, dentre eles uma piscina plástica, pneu e um tanque velho que não eram mais utilizados, e, todos esses itens foram recolhidos da casa por uma equipe da Secretaria de Obras, que também é parceira na ação. A proprietária da casa foi notificada e terá uma semana para regularizar a situação, caso contrário, ela será autuada pela Prefeitura, de acordo com a Lei Municipal 4597, sancionada em 18 de Maio de 2011.
A partir da próxima semana, as ações serão realizadas nos bairros Vila Santa Terezinha e Matosinhos.
|