Em coletiva de imprensa realizada ontem, 2 de junho, em Belo Horizonte, foram anunciados alguns dos destaques da programação do 27° Inverno Cultural da UFSJ, que acontece entre os dias 19 de julho e 2 de agosto em dez municípios mineiros. A tabela dos grandes shows está armada. Um dos grandes poetas da MPB, Gilberto Gil canta em São João del-Rei, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas. Confira outros destaques e as cidades onde se apresentarão:
João Bosco - São João del-Rei
14 Bis - São João del-Rei e Sete Lagoas
Arnaldo Antunes - Barroso
Raimundos - São João del-Rei
José Miguel Wisnik - São João del-Rei, Ouro Branco e Sete Lagoas
Tiê - São João del-Rei
E não pára por aí: Vander Lee, Ballet Cristiana Packer, Corsários Inversos. E tem mais por vir. Em dez cidades mineiras. Além das cinco já citadas acima, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São Tiago, Conselheiro Lafaiete e Caetanópólis fazem parte da festa.
E, se o tema é o futebol, a estatística do Inverno Cultural reforça o esquema tático do time, mostrando que os grandes shows não são a única estratégia: são mais de 120 oficinas; 70 atividades musicais, entre concertos, recitais e pocket shows; performances poéticas, lançamento de 15 livros, premiação do Concurso de Poesia; palestras e debates teóricos nas sete áreas do festival; mostra de áudio e vídeo; exposições artes plásticas; espetáculos de dança, teatro e circo; Festival de Pop & Rock.
Tudo isso em clima de arte, cultura e futebol, dos pés à cabeça.
Agenda, inscrições, novas atrações e informações atualizadas diariamente no site do evento: www.invernocultural.com.br.
Coletiva de lançamento
Na abertura do evento, jornalistas e autoridades apreciaram a música do Duo de Violões com o professor do curso de Música da UFSJ, Guilherme Vincens, e o professor do curso de Música da UFMG, Michel Maciel, que apresentarão, no Inverno Cultural, concerto em homenagem ao violonista Frederico Grassan.
O coordenador do Inverno Cultural, Paulo Henrique Caetano, abriu a coletiva de lançamento do evento na capital mineira, destacando o tema "futebol, dos pés à cabeça" e o papel da Universidade de trazer à tona a discussão do futebol enquanto cultura do país. Ao lado dele, estavam presentes a Reitora da UFSJ, Valéria Kemp; o vice-reitor, Sérgio Cerqueira; o deputado federal Reginaldo Lopes; a prefeita de Ouro Branco, Maria Aparecida Campos; o pPrefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo; o prefeito de São João del-Rei, Helvécio Reis; e o secretário de Cultura de São Tiago, Bruno Henrique Santos, que se mostrou feliz como ex-aluno da Universidade por continuar participando da história da instituição.
A reitora Valéria Kemp falou sobre a importância do Inverno Cultural para as cidades participantes e sobre o apoio de todos os patrocinadores do evento. Ela destaca a apresentação de Gilberto Gil: "Vamos levá-lo em todas as quatro cidades nas quais temos campi. Em São João del-Rei, além da apresentação, ele também fará uma palestra." Já o vice-reitor, Sérgio Cerqueira, uma vez que a universidade se torna multicampi, é natural expandir não só ensino, mas também pesquisa e extensão. A equipe assume o desafio de realizar o maior programa de extensão em todos os campi da UFSJ.
Para o prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo, "o Inverno Cultural foi um divisor de águas na cultura da cidade". A prefeita de Ouro Branco, Maria Aparecida Campos, afirmou que "a cidade está de portas abertas para mais uma edição do Inverno Cultural" e quer ampliar cada vez mais a parceria. O prefeito de São João del-Rei, Helvécio Reis, espera que esta edição do Inverno Cultural seja a melhor de todas. Já o deputado Reginaldo Lopes ressaltou o quanto o Inverno Cultural movimenta a cultura de Minas Gerais.
Ao som de Os Fernandes, a coletiva foi encerrada, mas os esforços para proporcionar um grande Inverno Cultural estão só começando.
|