05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para celebrar essa data tão importante, a Prefeitura realizou pelo segundo ano consecutivo, a Feira do Meio Ambiente. O evento aconteceu durante toda a manhã de quinta-feira, na Avenida Presidente Tancredo Neves, centro da cidade e integra a Semana Regional do Meio Ambiente.
Cerca de 10 estandes foram montados na Avenida por vários parceiros da Prefeitura, dentre eles a UFSJ, o Projeto Quatro Patas e a Brigada de Incêndios Florestais.
A Secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Cristina Lopes, abriu o evento e falou sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente e ainda desejou boas-vindas aos que estavam no local. “Hoje é um marco, todo o mundo está mobilizado para que as gerações futuras tenham qualidade de vida. Juntos, vamos trabalhar a consciência de todos e proteger o Meio Ambiente”, afirmou.
Após a abertura, foram distribuídas dezenas de mudas de pitanga, amora, goiaba, jambo e fruta do conde para quem compareceu à Feira. Dona Rosângela aprovou a ideia e levou duas mudas de pitanga para casa. “Vou plantar na minha casa, a família inteira vai adorar. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa, gostei muito”, disse.
A APAE também marcou presença e montou o seu estande com produtos que foram confeccionados pelos próprios alunos utilizando materiais recicláveis, como agenda, vaso de flor e bonecos ecológicos. “Sempre tivemos essa preocupação de conscientizar nossos alunos a preservarem o Meio Ambiente, tanto que temos uma disciplina de Educação Ambiental. Na escola reciclamos papéis, melita e transformamos o óleo que não é mais utilizado em sabão e amaciante”, destacou a professora, Taciana Resende.
Outra instituição também foi parceria durante todo o processo da Semana Regional do Meio Ambiente. O IFET, por meio de seus professores, orientou sobre as formas corretas de se fazer a coleta seletiva através de brincadeiras lúdicas para toda a criançada. “Nosso objetivo é fazer com que através de atividades dinâmicas, as crianças possam aprender brincando”, ressaltou a professora, Fernanda Nascimento.
Os alunos da Escola Municipal Maria Tereza estiveram na Feira e visitaram todos os estandes. Bruno Carvalho de 11 anos achou interessante a garrafa pet que se transformou em brinquedo de “Vai e Vem”. “Nossa, adorei! É muito maneiro, quero fazer na minha casa agora”, declarou.
Os alunos da Escola Estadual João dos Santos também se manifestaram a favor do Meio Ambiente e fizeram uma passeata pelo centro da cidade, demonstrando o apoio por um Planeta melhor e mais bem cuidado.
|