Nos dias 5 e 6 de junho, o Senador ítalo-brasileiro, Fausto Guilherme Longo, estará em São João del-Rei com o intuito de conhecer a cidade que foi um novo berço para mais de 100 famílias vindas da Itália fugidas da Guerra e posteriormente, querendo um novo recomeço. São João também tem laços com a Itália, mais precisamente com Montese, onde militares do 11º BI lutaram contra tropas inimigas do País.
A ACI del-Rei/CDL, com apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal e dos descendentes italianos preparam a recepção do Senador, que conhecerá a Colônia Italiana e toda a história que aproxima São João del-Rei desse País.
Programação
No dia 05, às 16h, o Senador será acolhido oficialmente pelo Município. Primeiro conhecerá a Prefeitura e em sequência a Câmara Municipal. Nessa oportunidade, receberá das mãos do Prefeito Helvécio Reis um ofício em que estará um convite para que Montese seja caracterizada como cidade irmã de São João del-Rei. O Senador será assim portador desse convite, que tem como objetivo homenagear os italianos e os brasileiros que serviram em Montese. As cidades irmãs têm características semelhantes ou referências históricas comuns. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de ensino e conhecimento, políticas públicas e empresariais, entre outras atividades.
São João del-Rei tem um título semelhante com Poços de Caldas. Em 2006, as cidades tornaram-se oficialmente irmãs. O intercâmbio se deu através de acordos comerciais, onde a cidade oferecia o estanho e Poços, os cristais. Formou-se assim um produto exclusivo. Vale ressaltar que Fausto Longo estará em São João del-Rei acompanhado do empresário Antônio Carlos Molinari, das Cristais São Marcos de Poços de Caldas. Longo se interessou em conhecer a cidade após comentários de Molinari sobre a vinda de imigrantes italianos para essa região. Prontamente, o Senador quis conhecer a cidade e fazer uma homenagem a esses imigrantes.
Artur Monteiro, vice-presidente da ACI del-Rei/CDL reforça que a visita será de suma importância para a cidade. "São João del-Rei foi marcada historicamente com a chegada dos italianos em 1888. Essas famílias trouxeram sua cultura, trabalho e prosperidade para a cidade. Nós também temos uma história com a Itália, pois combatentes do 11º Batalhão de Infantaria lutou na 2ª Guerra Mundial em terras napolitanas", explicou Artur.
Na quinta a noite, os descendentes italianos da Colônia do Giarola oferecerá um jantar típico italiano ao Senador. No dia 6, pela manhã e tarde, ele conhecerá alguns pontos turísticos da cidade e será recebido no 11º BI, conhecendo de perto toda a história de São João na Guerra. Após conhecer também a Estação Ferroviária, o Senador encerrará sua visita em um Café Colonial da Sede da ACI del-Rei/CDL, onde receberá uma homenagem das entidades.
Trajetória do Senador
Fausto Longo, de 60 anos, foi escolhido por sul-americanos para representar 1,3 milhão de pessoas com dupla cidadania. Em fevereiro de 2013 foi eleito Senador com cerca de 30 mil votos de cidadãos ítalo-sul-americanos, residentes no Brasil, Chile, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela e Argentina. Pela legislação italiana somente os habitantes do continente com cidadania italiana têm direito a voto para escolher o ocupante do cargo, e somente pessoas com cidadania podem ser votadas.
No Brasil, Longo também exerceu cargos políticos: foi vereador em Piracicaba (SP) e secretário municipal de Turismo, além de participar da organização do Salão Internacional de Humor da cidade desde o início, há 40 anos. No parlamento Italiano o Senador Fausto longo é conhecido como “senador da indústria”, pelo fato de ter desenvolvido uma extensa carreira profissional na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.
|