Vinte artesãos de Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei, estão sendo capacitados pelo SEBRAE Minas para melhorar a produção e alcançar novos mercados. A iniciativa faz parte do Programa SEBRAE de Artesanato, realizado em parceria com a Associação de Artesãos, Moradores e Amigos do Rio das Mortes (AAMAR) e Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
O grupo participa de cursos em técnicas de produção e design, e recebe orientação sobre atitude empreendedora, organização e profissionalização da gestão dos negócios. Como base para os trabalhos foi realizado um levantamento da história e das tradições da população do distrito de Rio das Mortes, buscando uma identidade cultural para o artesanato local.
Atualmente, o artesanato feito no distrito é bastante diversificado, incluindo móveis, santos e objetos feitos com madeira, ferro e gesso, bordados, além de artigos produzidos com biscuit, argila e fibras de bananeira e taboa. A comercialização das peças é ocasional e apenas eventualmente os artesãos participam de feiras.
Feito nas horas vagas, principalmente por mulheres, o artesanato ainda não é fonte expressiva de renda para as famílias. “Com a recente beatificação de Nhá Chica, natural de Rio das Mortes, há uma expectativa para o incremento do turismo na região. O artesanato pode se tornar uma alternativa viável de trabalho e desenvolvimento para as famílias do distrito”, avalia Tamires Ferreira, analista do Sebrae Minas na microrregião de São João del-Rei.
Sugestão de fontes:
Pedro Leão - Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer- (32) 3372-7338
Tamires Ferreira - SEBRAE - (32) 9981-1051
Cléa Santos - Associação Rio das Mortes - (32) 8403-0173 / 3374-1258 (Posto)
|