A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participa da 1ª Exposição Agropecuária de animais da raça Girolando, que acontece entre os dias 14 a 19 de outubro, no Parque de Exposição JK, Sete Lagoas. O evento reúne produtores e profissionais ligados à pecuária leiteira. A programação inclui exposição ranqueada de animais da raça Girolando, palestras técnicas e stands empresariais ligadas ao agronegócio. A Universidade montará seu stand para divulgação da instituição e dos cursos do Campus Sete Lagoas, e promoverá as "clínicas tecnológicas", que consiste em orientar produtores e técnicos a partir do slogan “A UFSJ conversa com o produtor”.
As clínicas acontecem na sexta, 17, das 13h às 18h, e no sábado, 18, das 9h às 12h. Entre os temas a serem discutidos pelos professores com os produtores estão: a recuperação de pastagens degradadas, a melhoria no bem estar animal para aumento da produtividade, a produção de milho, sorgo e cana-de-açúcar para forragem, dentre outros.
A Exposição é organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Sete Lagoas, Coopersete, Sicoob/Credisete e a Associação Brasileira dos criadores Girolando, com apoio da Prefeitura Municipal. No encerramento das atividades, haverá sorteios, julgamento dos animais e premiação de melhor criador e expositor.
Confira aqui a programação das clínicas “A UFSJ conversa com o produtor”:
17/10
13h - Melhoria no bem estar animal para aumento a produtividade, com professor Antônio José Neto
14h - Integração Lavoura Pecuária Floresta, com professor Renato Vieira
15h - Produção de milho, sorgo e cana-de açúcar para forragem, com professor Iran Dias Borges
18/10
9h- Correção e fertilização de pastagens, com professor Silvino Moreira
10h - Manejo integrado de pragas de pastagens: cigarrinha, formiga e cupim, com professores Marcos Fadini e Cidália Marinho
11h - Recuperação de pastagens degradadas, com professor Cláudio Manoel Vítor
|