Um dos grupos de congados mais antigos de Minas Gerais celebra a padroeira Nossa Senhora do Rosário.
Tudo começa quando o som das caixas sai às ruas da comunidade. O mastro é levantado e é anunciado o início da festa de reinado. Considerado um dos grupos mais antigos do estado, com 334 anos de devoção, o Congado do distrito do Rio das Mortes festeja mais um ano de fé e cultura.
Nos dias 18 e 19 de Outubro, em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno- terra da Beata Nhá Chica- acontece a tradicional festa de congado, em honra e louvor a Nossa Senhora do Rosário.
O grupo local tem por suas características musicais os ritmos de marcha e samba, que contagiam as pessoas que com ele se encontram. Segundo um dos provedores, Vanderlei do Carmo, “A comunidade está preparada para acolher os visitantes que forem participar da nossa festividade.”
A programação começa no sábado (18), com a celebração da Santa Missa, seguida de procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Logo após, queima de fogos. A animação musical vai ficar por conta do Clube da Seresta.
Já na madrugada de domingo começa a alvorada do congado pelas ruas da comunidade. Durante o dia, Missa Solene, posse de Reis e Rainhas. No início da noite acontece a procissão de Nossa Senhora do Rosário.
A Prefeitura Municipal é apoiadora. As Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer forneceram toda a infraestrutura para melhor acolhida dos visitantes e o brilho deste evento. Foi disponibilizado palco, som, iluminação e banheiros químicos.
Confira abaixo toda a programação:
18 de Outubro-Sábado
19h- Santa Missa, logo após procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida.
2h- Show musical com Clube da Seresta.
19 de Outubro-Domingo
0h- Alvorada Festiva.
12h- Santa Miss Festiva com a presença do Congado e do grupo de canto, Força Renovadora.
15h- Posse dos Reis e Rainhas.
16h- Intervenção Cultural
18h- Procissão em honra a Nossa Senhora do Rosário, em seguida Benção do Santíssimo Sacramento.
19h30 - Entrega das Coroas seguida de Queima de Fogos de Artifícios.
Presença da Banda de Música Lira do Oriente Santa Cecília.
|