Duas entidades representativas da juventude em São João del-Rei estão agora unidas no combate a AIDS. As Repúblicas Universitárias Associadas (RUA) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV) atuarão na prevenção, promoção dos direitos humanos e controle social da política pública de HIV/AIDS na cidade.
A RUA e o MGRV firmaram, na última quarta-feira, 07, um Acordo de Cooperação que estabelece compromissos no combate a epidemia de HIV/AIDS entre a população jovem. Distribuição de material informativo e o projeto de realizar um seminário temático dentro da UFSJ estão nos planos das entidades já para este ano. Segundo informou o coordenador do MGRV, Carlos Bem, “já no carnaval vamos começar a trabalhar juntos na área de prevenção à AIDS”. Sobre a parceria, tanto Carlos Bem quanto o presidente da RUA, o estudante da UFSJ Fernando Cintra se mostram empolgados. “Enquanto outras ONGs estão com dificuldade de trabalho, nós [do MGRV] estamos crescendo, o que significa que o movimento se expande em sua área de atuação. A questão da AIDS tem que ser trabalhada e pensada de forma coletiva e a união com a RUA aponta que a juventude tem tido essa preocupação”, comentou.
O presidente da associação das repúblicas defende ainda que “a saúde é uma importante área de atuação e na associação de repúblicas não pode ser diferente. Este acordo fortalece a nossa luta em prol da qualidade de vida e bem estar da juventude, visto que se encontra na mesma o maior índice de infectados pelo HIV.
|