Acontece, entre os dias 18 e 21 de novembro, a 17ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes. Promovido pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei, UFSJ, Associação de Portadores de Diabetes, Associação Comercial e Industrial (ACI Del-Rei) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o evento traz palestras, rodas de conversa e tem como um dos destaques a medição do nível de glicemia de forma gratuita - esta acontece de 19 a 21, das 9h às 10h, na sede da Associação de Portadores de Diabetes (APD - rua Alfredo Luís Ratton, 22, Centro, São João del-Rei).
No dia 18, às 15h, a psicóloga Fernanda Márcia de Azevedo Gomes ministra oficina sobre alimentação na Escola Estadual Dr. Garcia de Lima. Já na quarta-feira, às 19h, nutricionistas conduzem depoimentos acerca do tema "Convivendo com a diabetes", na Associação de Portadores de Diabetes. No dia 20, a equipe visitará o Lar dos Idosos de Prados pela manhã. A noite será reservada para palestra com a podóloga Virgínia Mendonça Sena, às 19h. Sexta-feira é dia de visita ao Albergue Santo Antônio e Roda de conversa com profissionais da saúde.
Novembro azul
Novembro é mês de combate da diabetes. Azul é a cor do movimento internacional. Por isso, os prédios da Prefeitura Municipal e da ACI Del-Rei já estão iluminados com a cor azul. No dia 14 de novembro de 1891, nascia o médico Frederick Banting, descobridor da insulina. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à diabetes.
Conhecendo a diabetes
A Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas responsável por transformar a glicose em energia. Ela pode ser de vários de tipos, sendo as mais comuns a I, que aparece normalmente na infância e adolescência e a de tipo II, que atinge principalmente adultos acima de 40 anos. Estima-se que mais de 380 milhões de pessoas sejam acometidas por essa enfermidade em todo o mundo. As fases iniciais são normalmente silenciosas o que dificulta o seu diagnóstico precoce, por isso a importância de se consultar com um médico regularmente.
|