“Políticas de Assistência Social, Segurança e Prevenção”, este foi o tema da roda de conversa ocorrida na quarta-feira, 12, no teatro do Campus Dom Bosco, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento, que faz parte do Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (FORPAZ), contou com a participação da Prefeitura, por meio da Secretária de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social.
A roda de conversa foi mediada pela Secretária Adjunta de Estado de Educação, Professora Sueli Pires e teve como participantes o promotor de Justiça da Comarca de São João del-Rei, Dr. Adalberto Leite; a Secretária de Assistência Social, Merilane Cardoso; o Diretor de Programas Sociais da Prefeitura, Rodrigo Cipriano; o representante da Polícia Militar Rodrigo Almeida e o Professor Antônio Cuque, que também é coordenador do Parlamento Jovem da cidadã.
O tema central da roda foi a promoção da paz no ambiente escolar, principalmente no que tange o uso de drogas e álcool por parte dos jovens e adolescentes. Segundo Sueli Pires, a paz escolar se faz a partir da integração entre as escolas e os diferentes órgãos e entidades que podem auxiliar na construção de agendas positivas nas instituições de ensino e na elaboração de ações práticas.
A Secretária Merilane Cardoso ressaltou os desafios do trabalho em rede e afirmou que para que haja a construção de uma articulação em rede é necessário conhecer todos os órgãos e entidades e as ferramentas que eles oferecem, assim como suas políticas públicas. “É necessário à cultura de parceria, de paz. Os professores não devem se sentir sozinhos. Existem vários projetos em andamento e já em ação para dar suporte a eles, no entanto o grande desafio é entende essa nova política”, disse.
“Eu defendo a inserção de uma equipe multiprofissional dentre das escolas. Ou seja, psicólogos, assistentes sociais, no mínimo, para fazer a interlocução entre escolar, comunidade e a família”, concluiu.
Sobre o evento:
O Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (FORPAZ) é promovido pela Secretaria Estadual de Educação em uma parceria com Ministério Público, Defensoria Pública, Promotoria Pública, Assembleia Legislativa, Prefeituras, Superintendências Regionais de Ensino e Polícia Militar, com o objetivo de disseminar a paz nas escolas e promover ações de mediação de conflitos.
|