A cidade recebeu na última quarta-feira, 06, a visita do Secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. O Secretário foi recepcionado pelo Prefeito Professor Helvécio no Salão Nobre da Prefeitura, juntamente com o Diretor de Direitos Humanos da Prefeitura, Carlos Bem e dos vereadores Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, Lívia Guimarães, Vera Lúcia Alfredo e Fio da Dona Glória, que compuseram a mesa para um diálogo com a população. Apenas neste ano, essa é a terceira vez que a cidade recebe um secretário de estado, já que nos dois últimos anos isso não aconteceu.
No encontro, Nilmário contou um pouco sobre a experiência que teve como ministro de Diretos Humanos no governo do ex-presidente Lula e como estão sendo os trabalhos a frente da Secretaria, além dos desafios que o governo estadual tem pela frente. “O foco da nossa gestão é fazer com que o governo do Fernando Pimentel seja participativo. Já criamos a Subsecretaria de Promoção de Diretos Humanos, que vai nos aproximar cada vez mais dos idosos, crianças e adolescentes, negros, pessoas com deficiência e gays. Estamos em uma situação difícil e neste ano precisamos arrumar a casa, já que encontramos um governo cheio de dívidas”, disse.
Após a reunião, todos se dirigiram à Câmara Municipal, já que o Secretário e o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Cristiano Silveira, foram os mediadores do seminário realizado no dia, cujo tema foi a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, que está em pauta no congresso.
O deputado Cristiano disse que a redução da maioridade penal não irá reduzir os crimes no país. “Apenas 1% dos crimes cometidos no país são feitos por crianças e adolescentes, portanto isso não resolveria o nosso problema. Nosso sistema carcerário está falido e o que temos que fazer é praticar políticas públicas e oferecer oportunidades a essas pessoas”, afirmou.
O Prefeito Helvécio destacou uma das ações que a Prefeitura tem feito para evitar que as crianças e adolescentes da cidade insiram no mundo das drogas e da violência. “Implantamos o Programa Mais Educação na maioria das escolas municipais e isso tem sido muito bom, pois ao invés das crianças irem para as ruas, elas têm a oportunidade de ocuparem o tempo ocioso na próprias escola com aulas de música, esporte, etc.”, ressaltou.
No final foi aberto um espaço para debate e as pessoas puderam questionar e fazer as suas considerações sobre a proposta.
Estiveram também presentes os secretários municipais Leonardo Silveira, Rogério Bosco, Merilane Cardoso, os vereadores Fábio da Silva, Igor Sandim, representantes deentidades públicas e privadas e da sociedade civil.
|