O setor de patrimônio histórico, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo de São João del- Rei está a todo vapor, realizando Inventário de Bens Culturais existentes na cidade. De acordo com Jonas Martins, integrante da equipe, "o inventário visa o levantamento de bens culturais materiais e imateriais de relevância no município para que se tenha conhecimento dos mesmos, bem como, da atual situação de conservação", afirmou.
As ações também tem a finalidade de atender norma estabelecidas pelo IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) para pontuação do município junto ao ICMS- Critério Patrimônio Cultural.
O Inventário deve abranger aproximadamente 1000 imóveis em toda a área do município, incluindo os distritos. Em 2015 já foram realizados levantamentos na Capela de São Miguel Arcanjo, no distrito de São Miguel do Cajuru; uma residência localizada na Rua Santo Antônio; na Capela do Sagrado Coração de Jesus, na Colônia José Theodoro; e atualmente, os trabalhos concentram-se no distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno.
O cronograma deste ano prevê a realização de 24 inventários, Jonas Martins solicita a "colaboração dos proprietários de imóveis que vierem a ser procurados pela equipe que permitam a realização deste importante trabalho e contribuam assim para a preservação da memória de nossa cidade", finalizou.
|