A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) publicou o Edital Demanda Universal, que tem como objetivo financiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento. Os recursos alocados para financiamento desta chamada chegam a R$ 23 milhões, sendo que o valor solicitado em cada proposta deve ser de, no máximo, R$ 60 mil.
O prazo de execução de cada projeto contratado é de até 24 meses. São consideradas elegíveis as propostas que atendam a uma série de requisitos previstos no edital. As propostas serão recebidas, eletronicamente, pela Fapemig, até 17h do dia 28 de março. A inscrição é feita através de preenchimento online no sistema Everest.
Dentre os itens financiáveis, desde que compatíveis com os objetivos citados acima, estão: equipamentos e material permanente; material de consumo (incluindo aquisição de livros); serviços de terceiros (consultoria limitada a 20% do total solicitado); software; passagens e diárias, conforme valores da Fapemig; bolsas, limitadas a duas por projeto, nas modalidades de Iniciação Científica e Tecnológica – BIC, Apoio Técnico à Pesquisa – BAT e Desenvolvimento Tecnológico Industrial – BDTI; manutenção de equipamentos; despesas acessórias de importação; e despesas operacionais.
O edital relaciona, ainda, os requisitos para que as propostas sejam consideradas válidas, a forma de envio das propostas, os critérios para seleção e as formas de acompanhamento.
|