O Albergue Santo Antônio, uma das entidades filantrópicas mais antigas e tradicionais de São João del-Rei, pode ter um Natal literalmente mais iluminado. Pelo menos é esse o objetivo de uma iniciativa da Empresa Jr. do Curso de Engenharia Elétrica (EJEL) da UFSJ.
O objetivo do grupo, hoje formado por 21 graduandos do curso, é arrecadar pelo menos 200 lâmpadas LED (Light Emitter Diode; “Diodo Emissor de Luz”, em tradução livre) para serem instaladas na sede do Albergue. Com isso, a meta é gerar iluminação mais potente com menos consumo energético nos mais de 30 quartos e 20 banheiros da instituição, além de áreas de convívio. “Ao conseguir realizar todas essas instalações, haverá não apenas maior comodidade para os internos, como economia considerável nas contas de luz pagas pela entidade. Os recursos que sobrarem nessa dinâmica, poderão ser investidos em outros pontos importantes, como medicamentos, inclusive”, explica o diretor de gestão de pessoas da EJEL e aluno do 5º período de Engenharia Elétrica, Otávio Freire.
A mobilização se estende, por enquanto, até a terça-feira, 13. Mas há planos de prorrogá-la, segundo o representante da Empresa Jr. Até o fechamento desta edição na quarta-feira, 7, a nova data não havia sido divulgada.
Lâmpadas
A campanha da EJEL começou há cerca de uma semana na esteira de ações voltadas a casas de longa permanência para idosos em todo o país. “A princípio, listaríamos desejos de cada idoso e divulgaríamos em redes sociais, com fotos, pedindo para que interessados em ajudar pudessem adotá-los. Mas ao chegarmos ao Albergue descobrimos que uma ação assim já estava ocorrendo. Então soubemos sobre a demanda por lâmpadas LED e economia. Daí abraçamos a causa e esperamos alcançar a meta”, explica o universitário.
Em anúncio postado no Facebook, integrantes da Empresa Jr. frisam que a preferência é por dispositivos de 9 watts, potência mais do que suficiente para produzir mais luminosidade que uma lâmpada incandescente de 100 watts, por exemplo. A expectativa, segundo fabricantes do produto, é de que em médio prazo a lâmpada LED reduza impacto das convencionais nas contas em até 90%.
Além disso, lembra Freire, elas têm durabilidade possível de até 25 anos e custam, cada uma, entre R$10 e R$20.
Apoio empresarial
As doações estão sendo recebidas na sala 3.19 do campus Santo Antônio da UFSJ. A EJEL tem buscado, também, a parceria de comerciantes do setor. “Se algum revendedor dessas lâmpadas puder ajudar com doações ou mesmo descontos para compras desses produtos, ficaríamos muito gratos. Aliás, quem preferir, pode fazer doações em dinheiro para que depois façamos a compra dos LEDs”, finaliza.
Outras informações podem ser obtidas nos telefones (0**32) 3379-2532 e (0**37) 9 9902-3642. Ou através do perfil www.facebook.com/ejel.ufsj
|