Polícia dá dicas de segurança para folia
A época de Carnaval é festiva, leva muitos foliões às ruas e agita as cidades por todo o Brasil. São João del-Rei, com seu tradicional Carnaval de rua, arrasta multidões em seus mais de 50 blocos e também nos desfiles das escolas de samba. Apesar do foco ser brincar e se divertir, os cuidados com a segurança devem ser redobrados, tanto por parte dos órgãos de segurança pública quanto por parte dos cidadãos.
Polícia
Sargento Fernando Silva, da assessoria de comunicação da 38º Batalhão da Polícia Militar (38º BPM), dá algumas dicas de prevenção e informa ainda que nesse período o policiamento nas ruas será ampliado. “O Carnaval é uma época atípica que tem uma aglomeração muito grande de pessoas, tanto de São João quanto foliões quem vêm de fora, com isso o trabalho da polícia acaba sendo dobrado. Criamos então, especificamente para SJDR, um pelotão exclusivo para atuar durante a festividade. Além disso, o policiamento ordinário também será reforçado, os militares dobram o horário de trabalho para suprir a demanda e estar a serviço da população”, afirma.
O foco, segundo o sargento é amplo, vai desde evitar pequenas confusões até interceder em brigas generalizadas, para isso os efetivos serão espalhados em pontos estratégicos onde haja aglomerações maiores. “A presença dos policiais acabam impedindo e inibindo as reações de infratores em qualquer modalidade”, explica. Além disso, se alguém passar por apuros e precisar de ajuda ou socorro poderá recorrer às patrulhas que farão ronda nos locais dos blocos e festividades, além de procurar a delegacia em casos de roubo ou qualquer outro delito.
Foliões
Outras precauções são andar sempre acompanhado, sair sem muitos objetos de valor, somente com o necessário, e não deixar celulares e câmeras a mostra para não chamar atenção de alguém mal intencionado.
O policial também destaca a questão da ingestão de bebida alcoólica. “Tanto para a vítima quanto para quem pratica o ato, as pessoas sob efeito de bebidas ficam mais vulneráveis. Carnaval é festa, é para se divertir, curtir, não para brigar e arrumar confusão. Se for sair que seja para aproveitar a festa e não para arrumar confusão”, explica.
|