APAC abre curso e inscreve voluntários
A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) já está com as inscrições para o curso de formação de voluntários abertas. O conteúdo das aulas abordará todo funcionamento da APAC, passando pelos 12 elementos da metodologia, até as regras de convivências e ensinamentos passados aos recuperandos. Além disso, mostra as diferenças do ambiente apaqueano para o ambiente carcerário convencional. Ainda consta na grade o estudo desde a criação do método em São José dos Campos em 1972 até a evolução das unidades do Brasil e do Mundo.
A assessora de comunicação da associação, Rafaella Cristina Vieira, destaca a importância de um desses elementos metodológicos. “O nono elemento da metodologia trabalha a importância do voluntário na construção das APACs. O voluntário vem como representante da sociedade civil que sabe o valor da ressocialização e acredita ser possível recuperar os presos e reduzir a criminalidade”, diz.
Perguntada sobre qual a função dos voluntários dentro da APAC e a importância da presença deles para o melhor funcionamento da associação, a assessora explica que os voluntários são uma ponte entre o preso e a sociedade e são pessoas que estão dispostas a diminuir as diferenças sociais e dar apoio para a recuperação dos internos. “O voluntário vem com conhecimentos, os quais ofertam para APAC. Assim, podem oferecer desde serviços na área administrativa, até cursos feitos diretamente com os recuperandos. Vale ressaltar ainda que a APAC é uma entidade cristã e esse espírito é sempre renovado com a vinda de pessoas que acreditam na ajuda sem retribuições financeiras. A APAC promove o curso para manter, antes de tudo, essa essência viva”, revela, e conclui dizendo ser “super importante para os internos a ciência de que há pessoas que apoiam a recuperação deles e estão juntos à instituição na propagação dessa metodologia”.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e vão até sexta-feira, 9 de março. O curso é obrigatório para quem deseja ser voluntário na instituição e os interessados podem se inscrever pessoalmente na APAC SJDR ou pelos e-mails e telefones: secretaria.apac.sjdr@gmail.com, assessoria.apac.sjdr@gmail.com, (0**32) 98844-0173, (0**32) 98845-0626 e (0**32) 33715393.
APAC
Segundo informações da própria organização, A APAC faz parte da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado- FBAC que gerencia todas as unidades do Brasil e é uma instituição sem fins lucrativos que atua em âmbito promovendo a reinserção de sentenciados à sociedade. O projeto baseia-se na metodologia apaqueana que é constituída sob 12 pilares, entre eles a participação da comunidade e da família na recuperação do preso, o apoio às vítimas e a espiritualidade.
A unidade de SJDR foi criada em julho de 2008 através da iniciativa do atual presidente da unidade Antônio Carlos de Jesus Fuzatto. A metodologia existe desde 1972, quando o advogado e jornalista, Mário Ottoboni viu a necessidade da reformulação do método carcerário no Brasil.
Atividades
Entre as atividades desenvolvidas dentro das associações estão a capacitação profissionalizante, através dos diversos cursos como serralheria e marcenaria e do eficaz método educacional, tendo uma escola que vai desde o ensino fundamental até o ensino superior a distância.
|