Cidades priorizam serviços emergenciais nesta sexta (1º) e monitoram retomada do abastecimento. Decretos de situação de emergência continuam em vigor.
Junho começa com ponto facultativo decretado para os serviços públicos em Juiz de Fora, Ubá, São João del Rei. A medida foi adotada para minimizar os impactos dos dez dias de paralisação dos caminhoneiros, encerrada na última quarta-feira (30) em rodovias da Zona da Mata e Vertentes.
Decretos de situação de emergência em virtude do desabastecimento estão em vigor em São João del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina, Viçosa, Muriaé, Ubá, São João Nepomuceno, Barbacena e Recreio.
Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, está prevista para a tarde desta sexta-feira (1º) uma reunião do comitê de emergência que irá reavaliar a redução no horário de funcionamento, que foi das 8h às 14h, e a volta às aulas na rede municipal. Os carros oficiais estão abastecidos, seguindo a orientação de racionalização de uso determinada pelo decreto de situação de emergência.
A oferta de veículos seguirá os horários de sábado, o que significa a circulação de 70% dos ônibus. No fim de semana, a rotina de viagens seguirá a escala normal para esses dias e, a partir de segunda-feira (4), todos os ônibus estarão nas ruas.
Na saúde, os serviços de transporte inter-hospitalar e de urgência e emergência operam normalmente. O atendimento é feito nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros São Pedro, Santa Luzia e Benfica, e de Urgência e Emergência (Regional Leste); no Pronto Atendimento Infantil (PAI); no Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu); e no Hospital Pronto Socorro (HPS).
As unidades básicas de saúde (UBSs), Farmácia Central e os departamentos da Criança e do Adolescente, Idoso e Mulher retomam as atividades na segunda-feira (4).
A coleta de lixo será realizada nesta sexta-feira (1º) e sábado (2).
As duas unidades do Restaurante Popular no Centro e em Benfica atendem normalmente nesta sexta.
As Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa) com sede em Juiz de Fora devem receber novo carregamento nesta sexta. A expectativa é de que o abastecimento esteja normalizado até sábado (2).
Ubá
De acordo com a assessoria da Prefeitura, a situação na cidade já está se encaminhando para normalização. Comboio abasteceu 90% dos postos para atendimento aos moradores. Conforme decreto de Situação de Emergência, os particulares podem abastecer na proporção de 20 litros (ou R$ 100) para carros e cinco litros (ou R$ 25) para motocicletas.
São João del Rei
A secretária de governo da prefeitura, Adriana Rodrigues, disse ao G1 que a maioria dos postos recebeu combustíveis, mas ainda há filas para atendimento e a cidade está voltando à normalidade.
Ela informou que o transporte coletivo está funcionando com 35% da frota. No sábado, volta à normalidade. A informação que a empresa passou à Prefeitura é que recebeu 30 mil litros de combustíveis, o suficiente para operar dez dias com tranquilidade.
Barbacena
A Prefeitura informou que por conta do ponto facultativo, apenas serviços essenciais estão funcionando. Já o abastecimento está sendo normalizado gradativamente. As feiras livres de sábado (2), na Avenida Irmã Paula, e domingo (3), na Olegário Maciel, serão realizadas normalmente.
|