Na última quinta-feira, 16, o Centro Cultural da UFSJ promoveu a abertura da exposição Sombras Noturnas - Um Ensaio Fotográfico, do fotógrafo Luciano Alexandre Pinto. Até o dia 2 de junho, estão expostas 20 obras, que retratam as cidades de São João del-Rei e Tiradentes. Segundo o autor, “o objetivo é despertar novas experiências sensoriais no observador, dando a ele a oportunidade de olhares inusitados sobre os detalhes arquitetônicos dessas cidades pela sensibilização do olhar, colaborando, assim, com a preservação do seu patrimônio histórico-cultural.”
O títutlo da exposição vem do fato de que todas as fotos foram realizadas durante a noite, devido o fascínio do artista pelas sombras. “Sempre gostei de arte, de imagens. Quando era criança, sempre olhava paisagens, nuvens e sombras para imaginar diferentes composições que poderia criar, pensando também em como iria registrar aquilo tudo. Às vezes, precisamos voltar às sombras da caverna, à escuridão das trevas, para enxergarmos efetivamente a luz”, ele conta.
Fotógrafo desde criança, quando nos anos 80 adquiriu sua primeira câmera, realizou agora um curso de especialização em Artes Visuais pelo Senac, em Belo Horizonte. As fotos foram produzidas como parte do trabalho de conclusão do curso, e se baseiam nas obras de fotógrafos consgrados, como o vanguardista húngaro László Moholy-Nagy (1895-1946) e do brasileiro Thomaz Jorge Farkas (1930-2011).
Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas no site do Centro Cultural da UFSJ: www.ufsj.edu.br/centrocultural
|