Um portal para a folia, uma passagem para a História, é com esse tema que São João del-Rei inicia a partir desse fim de semana o pré-Carnaval. A festa acontece hoje 16, no Largo de São Francisco e amanhã, 17, segue para o berço do Carnaval são-joanense, o Largo do Carmo.
A tradicional festa de rua é organizada pela Associação de Blocos e Bandas de São João del-Rei (ABBC del- Rei). Para este ano estão previstos desfiles de mais de 60 blocos e cerca de 80 mil foliões entre moradores da cidade e turistas. Segundo o presidente da Associação, Edmilson Sales, o objetivo da festa desse ano é resgatar o Carnaval de antigamente. “Este ano nós estamos muitos dedicados em recuperar a história carnavalesca da cidade, dos blocos antigos de 40 anos atrás, como lesma lerda. Vamos ter vários eventos no Largo do Carmo em relação a isso, para resgatar também o são-joanense ausente, que era jovem e participou desse carnaval muito bonito de tempos atrás”.
Programação
Hoje a partir das 18h o bloco Cachaça com mel, chora Borel, realiza sua concentração no Largo de Igreja de São Francisco de Assis. Já as 21h, quem agita o local é o bloco Fuzuê. Amanhã, 17, o bloco Portal do Carmo, anima os foliões no Largo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo a partir das 16h.
Na próxima semana, no dia 22, o bloco Meg Folia faz sua concentração no Largo São Francisco a partir das 19h. Nesse mesmo horário na Praça Doutor Salatiel, o bloco Maskaretti agita os foliões. No sábado, 23, no bairro Bonfim a partir das 12h, acontece a matinê Pérolas; às 15h no calçadão do Kibon tem início o bloco Bandalheira e às 17h, no Senhor dos Montes, o bloco Trincação. No dia 24 de fevereiro, acontece os blocos: Blocão, no Largo de São Francisco, Fusquinha, Guarda-Mor, Unidos do Aragê (Araçá), D’Omar (Largo do Carmo) e Fusca, Guarda-Mór.
A folia segue durante a semana do dia 25 de fevereiro com os desfiles dos blocos tradicionais: Se mamãe deixar, PSF saúde, Gato de Botas, Domésticas, Lesma Lerda, Pirulito, entre outros.
Recursos
Este ano houve uma redução de verbas para o carnaval, desse modo algumas mudanças na organização da festa foram necessárias, conforme explica o presidente da ABBC del-Rei, Edmilson Sales. “Por conta dessa redução nós fizemos diversos acordos com os organizadores dos blocos, por exemplo, invés de serem 25 músicos tocando nas bandas, a gente diminuiu. Tínhamos dois trios elétricos, passamos para um e oferecemos um som fixo. E também é importante dizer que estamos respeitando todas as normas do corpo de bombeiros, o que aumenta as despesas, mas que compensa pela segurança do folião e do patrimônio”.
Já em relação a segurança, Sales informa que todos os alvarás que ficam sob responsabilidade da Associação, já foram encaminhados para Polícia Militar, Bombeiros, Secretaria de Governo – Departamento de Trânsito, Vigilância Sanitária e Saúde. Estes órgãos são os responsáveis pela logística de segurança durante os dias de folia.
|