Não bastasse Tiradentes ser a gracinha que é, a cidade mineira ainda tem um dos mais renomados festivais gastronômicos do país, com programação que envolve cultura também. O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes oferece ao público a oportunidade de participar de jantares, demonstrações de produtos, palestras, aulas e degustações. A programação desta 22ª edição do evento traz em torno de 200 atrações gastronômicas.
Na edição de 2018, cerca de 120 mil pratos foram servidos no festival em Minas Gerais, para um público de aproximadamente 45 mil pessoas. Em 2019, espera-se que a mesma quantidade de pessoas passe pela cidade histórica durante o evento. Nomes consagrados da gastronomia nacional costumam participar do evento em Tiradentes, que em 2019 chega à sua 22ª edição.
As atividades do festival se concentram no centro histórico de Tiradentes. Além de comer e beber, o público se delicia com shows de jazz, MPB e música instrumental. Há ainda performances ao ar livre. Em 2018, foram em torno de 50 atrações culturais. O festival acontece entre 23 de Agosto a 01 de Setembro de 2019.
Programação para se deliciar e ingredientes para comprar
Chefs servem suas receitas durante o festival em estandes montados na Praça da Rodoviária e na Praça Campos das Vertentes. Em ambas, convidados de várias partes do Brasil também preparam pratos ao vivo, e o público pode experimentá-los. Na Praça do Conhecimento, é possível cozinhar com chefs no espaço Interativo e assistir a palestras sobre gastronomia, dadas por especialistas no assunto, no espaço Degustação.
Para comprar ingredientes de várias regiões brasileiras, o visitante deve buscar o espaço Produtos & Produtores. Lá está o resultado de um garimpo de produtos feito pela organização em todo o país.
História do festival de Tiradentes e do Projeto Fartura
Criado em 1998, o evento reúne chefs e originou o Projeto Fartura – Comidas do Brasil, expedição que passou por cerca de 150 municípios do país e entrevistou em torno de 380 personagens da culinária nacional. Essa jornada rendeu não só descobertas de ingredientes e receitas, mas também livros, documentários e toda forma de conteúdo que pudesse ser compartilhada com quem, assim como seus idealizadores, ama a boa mesa.
O Fartura tem a sustentabilidade como objetivo, mapeando a cadeia produtiva do alimento, da origem à mesa. Festivais sob a curadoria do projeto são realizados também em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre. O evento já chegou também a Lisboa. Até 2018, 285 mil pratos fora servidos nesses festivais, que também incluíram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais. Com um público total de 770.000 pessoas, os eventos envolveram 4.700 profissionais de gastronomia.
|