As cidades estão incluídas em nove regiões turísticas. São João del Rei, Juiz de Fora, Muriaé e Barbacena têm a classificação mais alta na Categoria B.
Os municípios estão incluídos em nove regiões turísticas: Trilha dos Inconfidentes; Serras e Cachoeiras; Villas e Fazendas de Minas; Serras de Minas; Serras de Ibitipoca; Serra do Brigadeiro; Pico da Bandeira e Caminhos Verdes de Minas, Caminho Novo. As seis cidades integrantes da Nascente do Rio Doce foram excluídas.
O Mapa do Turismo Brasileiro classifica os municípios em categorias que vão de A a E, conforme o desempenho econômico do turismo nas cidades, como número de empregos gerados e estabelecimentos de hospedagem. Levantamento é atualizado a cada dois anos.
As duas regiões não têm municípios com classificação A, mas registraram aumento na Categoria B, em comparação com o mapa 2017-2019: Muriaé e Barbacena se uniram a São João del Rei e Juiz de Fora.
Subiram de categoria São João Nepomuceno, de D para C; Santa Rita do Ibitipoca e São Sebastião da Vargem Alegre, de E para D. Três cidades registraram queda na classificação: Espera Feliz caiu de C para D; Dona Euzébia e Antônio Carlos, de D para E.
Seis cidades foram incluídas: Tabuleiro, Araponga, Guidoval, Volta Grande, Conceição da Barra de Minas e Cristiano Otoni. Foram excluídos 17 municípios: Matias Barbosa, Mercês, Santana do Deserto, Coronel Pacheco, Brás Pires, Pedra Dourada, Carandaí, Cipotânea, Divinésia, Ressaquinha, Senhora dos Remédios, Carangola, Ervália, Eugenópolis, Paula Cândido, Presidente Bernardes e Caranaíba.
|